* DESENHOS , ILUSTRAÇÕES CIENTÍFICAS E ESCULTURAS *: DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22/03

segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22/03

Adiar a reparação de um vazamento de água gera um desperdício considerável. Uma gota perdida por segundo gera um gasto desnecessário de 46 litros em apenas um dia.

Comer menos carne, acredite, é uma forma de economizar água. Estima-se que para cada quilo consumido sejam gastos cerca de 15 mil litros de água no processo de produção.

A lavadora de roupas com capacidade para 5 kg consome cerca de 135 litros por lavagem. Portanto, só use a máquina quando estiver cheia. Outra dica é aproveitar a água do enxague para lavar o chão.

Quem usa a mangueira durante 15 minutos para lavar o carro ou a calçada gasta cerca de 280 litros de água. Prefira o balde e a vassoura.

Ao molhar as plantas com esguicho, são gastos cerca de 186 litros de água. Prefira usar o regador.

Uma piscina de tamanho médio perde mais de 3.500 litros por mês por causa da evaporação. Por isso, use a cobertura sempre que possível.

A máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta, em média, 40 litros. Portanto, se você usa o eletrodoméstico, jamais ligue quando houver pouca louça.

Lavar a louça com a torneira aberta consome cerca de 240 litros a cada 15 minutos. A dica é limpar os restos de comida com uma esponja e, depois, ensaboar tudo antes de enxaguar.

Um banho de ducha de 15 minutos consomem uma média de 243 litros de água. O chuveiro elétrico gasta um pouco menos, cerca de 144 litros, no mesmo período. Portanto leve a sério o conselho de fechar a torneira ao se ensaboar.

Uma descarga com válvula acionada durante seis segundos gasta cerca de dez litros de água. Se houver algum defeito, o consumo pode chegar a 30 litros. Prefira usar a bacia com caixa acoplada de acionamento seletivo, de três ou seis litros, de acordo com a necessidade do usuário.

Quando você escova os dentes ou lava as mãos com a torneira aberta, pode gastar até 12 litros de água. Portanto não esqueça de usar a água só para molhar e, depois, para enxaguar as mãos e a boca.

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário